Voice Design

Voice Design é uma área do design dedicado a voz para fins comunicativos.

Trata-se do Design da Oralidade, uma área da Economia da Oralidade que fornece subsídios teóricos e práticos para o praticante criar sua marca vocal, seu projeto de educação continuada oral, personalizando sua comunicação com o mercado.

A Oralidade é uma como modalidade do uso da língua, circunscrita no campo da linguista.

A expressão também pode ser compreendida desenho da voz, designação da voz, destinação da voz, modelagem da voz, engenharia da voz, voz arquitetada, voz planejada, economia da voz, consciência da voz, voz ativa, voz passiva, sabedoria da voz, sabor da voz.

Numa abordagem transdisciplinar a pesquisa e o estudo da Economia da Oralidade, abrange os vínculos que cada campo científico tem com o universo do som produzido pela voz humana, entre as quais: antropologia, filosofia, retórica, linguística, neolinguística, acústica, música, fonoaudiologia, medicina, psicanálise, hipnose, dublagem, animação, storytelling, arte cênica.

Compete ao Voice Design identificar as convergências interdisciplinares, considerando características, elementos, aspectos, finalidades e funcionalidades, resultantes das confluências entre as áreas investigadas, visando contribuir com o estudo da tecnologia da voz, e mais precisamente da tecnologia da oralidade.

Oferece um conhecimento teórico e prático com propósito de ampliar a dimensão da comunicação formal e informal, interpessoal e intrapessoal, estruturada e não estruturada, envolvendo os aspectos cognitivos da linguagem e intuitivos da estética da voz, do som.

Tem a finalidade de prover a aquisição do estado pleno de consciência e de percepção da oralidade, durante o processo comunicacional que permita exercer o completo domínio sobre os atributos da tecnologia da voz, tais como: entonação, o ritmo, a velocidade, o volume, a frequência, o tom de grave e de agudo, entre outros recursos de fonação.

Propõe a elaboração de planejamento para desenvolver habilidades de produção e de recepção da oralidade, que compreende a preparação e implementação oral, capaz de proporcionar ao praticante alcançar o seu melhor performance.

Voice Design diagnostica que a palavra falada tem grande influência na maneira como vivemos, pois é por meio dela que as pessoas na maior parte do tempo se comunicam com o mundo externo, através da voz que estabelecemos os nossos pontos de contatos.

As palavras carregam o poder criativo ou destrutivo. A fonte da palavra é o pensamento. A língua dispara e verbaliza o pensamento. A palavra é um símbolo que expressa uma ideia, e está intrinsecamente relacionada com nossa mente que, por sua vez, está relacionada diretamente com nosso corpo, com nossos sentimentos, com nossas atitudes e com nossas ações.

A consciência de estar presente na comunicação, atento à sua mente, seu corpo, seus sentimentos e suas atitudes. Os seres humanos se comunicam de formas diversas, mas nenhuma delas é comparável à linguagem oral; o próprio pensamento está relacionado de um modo muito participar ao som emitido pela voz.

Por isso, concebemos Voice Design como o pensamento projetado na forma de voz.

Voice Design enfatiza que é essencial a prática de planejar, pensar antes de falar, ganhando performance na comunicação, evitando o conflito e o ruído e semeando informação, diálogo e relacionamento humano saudável, por isso, concebemos que a tecnologia da oralidade é uma questão de qualidade de vida.

Objetiva potencializar a internação entre as pessoas, oportunizar o compartilhamento das competências e experiências individuais em prol do coletivo.

Voice Design considera que a voz é a função do corpo que mais se expõe e a que mais nos expõe, por isso, saber utilizá-la com excelência é uma habilidade vital e um relevante fator de humanização das relações pessoais e profissionais.

A etimologia nos elucida a entender a essencialidade do tema da vida humana, ao buscarmos o significado da palavra “pessoa” nas diversas raízes linguísticas.

No grego a expressão pessoa é per son quer dizer ‘por meio do som’ , no latim persona, per (por) + sona (som) e assim também no hebraico.

A pessoa é manifestada pelo som articulado que ela emite, cpaz de expor a individualidade, a personalidade e identidade de cada pessoa.

É a digital que revela o conjunto de características explícitas e implícitas, configuradas através dos códigos sonoros emitidos.

A voz é a principal marca pessoal, o personal branding, o que vincula o Voice Design organicamente ao universo do branding, permitindo tratar da tecnologia da oralidade voltada à construção e gestão estratégica da marca vocal profissional, extensiva à organizacional.

São os marcas vocais profissionais com potencial de representarem a marca vocal organizacional, devidamente identificados e reconhecidos como tal na corporação e no mercado.

São eles que emprestam sua voz para a corporação falar e ser reconhecida pelos seus públicos, tanto na sua atuação junto à organização a que está vinculado, como nas suas relações com o seu mercado.

Compreende a identificação, sistematização, estruturação e viabilização do uso da linguagem adequada a cada meio, da cultura organizacional, do âmbito relacional, do valor do sotaque regional, do alinhamento e afinamento do discurso interno e externo.

O campo de ação do Voice Design abrange identificar, planejar, elaborar, desenvolver, organizar e modelar a marca vocal de cada profissional, num sistema de sonorização capaz de transmitir plenamente a sua personalidade com repercussão direta na corporação e/ou no mercado que atua.

Analogamente, tal qual uma orquestra onde cada musico individualmente executa seu instrumento para apresentarem em conjunto a obra musical ou ainda na ópera onde cada cantar atua para o excito coletivo.

O objetivo do Voice Design é projetar a marca vocal corporativa, como fator de influência e na decisão de compra de produto ou serviço oferecido os seus públicos, ela deve identificar seus pontos de contato para que cada um sirva para melhorar os relacionamentos, transmitindo significado e construindo o patrimônio da marca vocal corporativa em muitos pontos de contato com seus públicos.

Trata-se da construção de uma engenharia da voz que uma marca necessita para se posicionar junto aos seus públicos interno e externo, arquitetada para atender cada demanda.

Ela compreendendo desde a idealização, composição, elaboração, produção e disseminação, a partir estrutura básica de design: tonalidade, proximidade e alinhamento a ser aplicada em cada contexto e circunstância.

Deve-se desenvolver a marca vocal de cada profissional sintomatizada e harmonizada com as características linguísticas da corporação para dar personalidade à marca da voz organizacional, visando garantir maior precisão, autenticidade e embatia com os seus públicos.

São características objetivas e subjetivas que farão os consumidores se identificarem com o produto ou o serviço oferecido pela corporação através da influência da marca vocal em todos os pontos de contato com os seus públicos, gerando experiência e relacionamento com a marca.

Nesse contexto, o Voice Design surge como uma metodologia pertinente para alinhar as várias manifestações da marca, criando uma identidade vocal organizacional.

Trata-se de uma área que tem por escopo fornecer e desenvolver estratégias para a marca vocal nas áreas da comunicação interna, institucional, formativa (como cursos, ensino à distância e treinamentos), comercial (ações na área de vendas), marketing de relacionamento.

Segmentos:

Comunicação Interna e Institucional:

Formativa (Comercial/Vendas – relacionamento com os profissionais da área e equipe interna);

Promocional (rotinas de produção/ação direta);

Marketing de Relacionamento (feedback /planejamento);

Educacional (cursos, ensino à distância, treinamento, conteúdo de docentes);

Edição de conteúdos de palestras, conferências e pronunciamentos;

Uso profissional da voz;

Media training.

Em Áreas Específicas:

Comercial/Vendas;

Comunicação interativa online com os profissionais responsáveis pela comercialização dos produtos e serviços, visando ampliar resultados comerciais;

Registro sonoro das reuniões com cada cliente, destinado a um banco de dados para ser ouvido pelo seu atendimento subsequente, numa próxima abordagem comercial;

Perto de atingirmos a primeira década do Século 21, é fundamental que os gestores entendam seus papéis de comunicadores, implantando a logística adequada a esta atividade;

A qualidade nos discursos comunicativos favorece o entendimento. Efetuar ajustes de tons, sintetizar o conteúdo, contextualizar, equacionar voz para cada ambiente e adequar o vocabulário ao público ouvinte com o entusiasmo necessário é tarefa do Voice Design;

Esta tarefa desenvolvida por todos os gestores na organização pode agregar a colaboração do profissional de comunicação, socializador de conteúdo e conhecimento, buscando na oralidade a melhor forma de se estabelecer uma comunicação corporativa eficiente e eficaz, pois a História tem provado que, em comunicação, nada substitui a força da voz humana.

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